terça-feira, 6 de março de 2012

                      PRODUTOS NATURAIS PARA EMAGRECER


No post anterior, disse que havia comprado uns produtos para me auxiliar na perda de peso, já os conhecia antes e até mesmo já fazia uso de alguns, mas estudando mais a fundo, vi o quanto cada um deles tem o seu benefício e seus malefícios se usados de forma errada.
Não podia deixar de dividir essa com vocês.
Existem alimentos que fazem bem e ajudam a perder peso, daí a importancia de fazermos desses alimentos nossos aliados.
Para quem está no processo de perda de peso é importante que se tenha em mente alguns conceitos básicos: “A maioria das pessoas geralmente se preocupa com calorias. Isso é um erro alimentar, porque muitas vezes você escolhe um alimento pouco calórico, mas que não dá saciedade. O importante para quem realmente quer perder peso é consumir aquele alimento que a digestão é mais demorada. A pessoa fica mais tempo sem fome”, explica a Nutróloga Jane Corona e diz mais:a regra é não abusar dos calóricos.
São os chamados alimentos sacietógenos, que dão saciedade, ricos em fibras solúveis que se dissolvem na água. Exemplos: banana e abacate, uma dupla com muitas calorias, mas que, segundo a pesquisadora, pode e deve fazer parte de uma dieta.

Agora anote os alimentos que a nutróloga indica para quem quer perder peso:
  •  banana
  •  abacate 
  •  azeite de oliva 
  • feijão
  • cebola
  • jiló
  • pepino
  • abobrinha
  • cacau
  • canela
  • chá verde 
  • café


Exercício físico é um aliado poderoso em uma dieta. Queimamos mais calorias e por isso emagrecemos com mais facilidade. Alguns alimentos também têm essa função: de fazer o metabolismo trabalhar mais e eliminar gorduras, como se colocássemos o nosso organismo para malhar, apenas escolhendo a comida certa.

 


  •      CHÁ VERDE                 




   
O chá verde ajuda a perder peso, previnir o envelhecimento e previne doenças como o mal de alzheimer. Estudos na Europa revelam que o chá verde pode proteger o cérebrocontra doenças e previne o câncer. Tão simples, guarda uma substância poderosa contra as gorduras: a catequina. “Ele auxilia na queima calórica. Ele aumenta a queima calórica em até 5%”, conta Gabrielle. “O chá verde quebra a gordura armazenada no organismo e faz com que a gordura que você consome em alimentos não seja totalmente absorvida pelo seu organismo.”
E mais: a gordura que não ficou acumulada no corpo pode se transformar em energia para quem pratica exercícios físicos.
  Os especialistas recomendam que o consumo diário não passe de dez gramas da folha em um litro de água fervente.
o chá verde: é um termogênico, ou seja, um alimento que produz calor, acelera o nosso metabolismo e, consequentemente, aumenta o gasto calórico. Por isso, é preciso cuidado para não exagerar no consumo.
“Se a gente acelerar demais, você também vai ter outros problemas relacionados. Por exemplo, taquicardia e respiração modificada. Em geral, esses alimentos podem desencadear alguma reação como uma ativação de um estado de alerta um pouco mais acelerado, e aí pode prejudicar o sono”, alerta a bioquímica.

Outros exemplos de alimentos TERMOGÊNICOS:
  
  • Canela;
  • Café;
  • Azeite de oliva;
  • Pimentas;

P.S. :  Mas a pesquisadora aconselha: a melhor dieta é mesmo a clássica: com muitos legumes, frutas e verduras. 
O chá verde apresenta a catequina, que é um antioxidante, flavonóide que tem uma ação vascular, a cafeína que melhora a parte cognitiva e melhora a parte cardíaca e apresenta vitaminas, complexo Bvitamina C e vitamina K. É indicado também para o emagrecimento, ele acelera o metabolismo, daí a tendência para a perda de peso.
Mas para obter os benefícios é preciso tomar o chá de forma correta como explica o nutrólogo : para o preparo devemos usar 1 colher rasa do chá para cada xícara de chá, tomar após o almoço ou jantar. Algumas pessoas pode ter alteração do sono, por ter a cafeína, então toma no almoço. O excesso é prejudicial, de 4 a 5 xícaras por dia, podendo sobrecarregar o fígado e outros orgãos, além da toxicidade hepática, pode provocar gastrite, úlcera gástrica com sangramento que não é perceptível, causando sérios problemas. E algumas substâncias do chá diminui a absorção do ferro e a pessoa fica anêmica. 

  • ÓLEO DE COCO



O  óleo de coco extra virgem é um termogênico, é uma gordura que apresenta bons resultados, diminui a fome e aumenta o gasto calórico. “Ele é rapidamente absorvido no intestino, vai rápido para a circulação, chega rápido ao fígado, produzindo energia rápida. Quanto mais energia a gente produz de forma rápida, mais o nosso cérebro entende que chegou a hora de parar de comer”, explica a nutricionista Christine Vogel, da UFRJ.
O óleo de coco pode ser utilizado em conjunto com uma dieta hipocalórica, auxiliando na perda de peso, na redução da gordura abdominal, que está associada a várias doenças, principalmente do coração. O óleo de coco é obtido a partir da prensagem da carne do coco maduro, que pode ser fresco ou seco. É rico em substâncias antioxidantes e apresenta propriedades funcionais, conferindo diversos benefícios à saúde.
Além de sua ingestão ser benéfica ao organismo, o óleo de coco também pode ser utilizado com finalidades cosméticas sem conservantes e/ou substâncias químicas alergênicas.
Garante o aporte de antioxidantes na pele, atua como excelente hidratante, promove melhora da elasticidade cutânea, confere à pele uma aparência mais jovem e sadia e reduz danos capilares em diversos tipos de cabelos. Pode ser massageado diretamente sobre a pele, diariamente, principalmente para peles mais secas. Seu uso também é sugerido para prevenção de estrias que ocorrem por conta da gestação.
De uma maneira geral, não possui contraindicações quando consumido em uma quantidade de 30-45ml/dia (2 a 3 colheres de sopa).  Recomenda-se começar seu consumo com uma pequena quantidade (equivalente a ½ colher de sopa) e ir aumentando o consumo gradualmente. O consumo excessivo pode levar a enjôo e mal estar.
Pode também ser utilizado para finalizar pratos quentes. É o tipo ideal de óleo para dar sabor e aroma suaves a pratos como arroz e peixes.
Dica de uso: substitua a manteiga nas pipocas pelo óleo de coco e adicione em preparações frias, como saladas, sucos, shakes, misturado à granola, iogurte, salada de frutas etc.


  • CHIA                         


 Muito consumidas por civilizações antigas, as sementes de chia são originárias da planta Salvia hispanica – encontrada no sul do México, e na época eram utilizadas como suplemento alimentar para quem precisava renovar a resistência, energia e força para resistir ao calor intenso e a escassez de água e alimentos.

Hoje em dia, entre outros produtos naturais que contribuem com o emagrecimento e trazem inúmeros benefícios, a chia é a nova queridinha do Brasil. A concentração e a diversidade de nutrientes tornam o grão um excelente aliado na redução dos riscos de problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão, além de contribuir na diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
FIBRAS: A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com o líquido no interior do estômago, formam uma espécie de “gel” que o dilata. Esse “gel” ainda aumenta o volume do bolo fecal, o que facilita a eliminação das fezes e melhora o funcionamento do intestino, além de auxiliar no tratamento e prevenção de diabetes, hipercolesterolemia e doenças do coração. A glicose (açúcar) e a gordura em excesso permanecem retidos da fibra, sendo eliminados através do bolo fecal.
PROTEÍNAS: Com elevado teor de proteína, apresenta boa digestibilidade e valor biológico. Portanto, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, complementando o fornecimento deste nutriente na dieta.
Pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, pois a proteína é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Adeptos de atividades físicas também podem usufruir desses benefícios, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico.
VITAMINAS E MINERAIS: Boa fonte de vitaminas do complexo B (com maior destaque para a niacina e a tiamina) e minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre.
Como é rica em cálcio, se torna uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio de suma importante na formação da massa óssea.
A semente possui ainda considerável teor de ferro, importante para o transporte de oxigênio, fortalecimento do sistema imunológico, produção de energia, desintoxicação hepática e formação de neurotransmissores.
ANTIOXIDANTES: Os radicais livres, produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos e exposição à poluição, podem danificar as células, causando envelhecimento precoce e até doenças como câncer. Os antioxidantes, encontrados em alimentos de origem vegetal (frutas, verduras, legumes e cereais integrais), são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres.
Os mais importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico.  Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
ÔMEGA 3: Nosso organismo necessita de equilíbrio entre a quantidade de ômega 3 e ômega 6 na dieta, pois cada um desempenha importantes funções em nossos organismo. Com nosso padrão alimentar atual, onde há maior consumo de alimentos fontes de ômega 6 (gordura animal e laticínios), observamos um aumento das doenças crônicas e inflamatórias. Estudos apontam que a falta de alimentos fontes de ômega 3 na dieta, promovendo desequilíbrio entre o teor destes ácidos graxos, é uma das principais causas desta disfunção. A semente de chia vem sendo apontada, até o momento, como a fonte de maior concentração de ômega 3.
A semente de chia é isenta de glúten, portanto pode ser utilizada por indivíduos que apresentam doença celíaca.






  •  QUINOA

 A quinoa, planta originária da Cordilheira dos Andes, é reconhecida pela Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO) como um alimento perfeito para o consumo humano, por causa da sua quantidade de proteína, que é comparável à caseína do leite. Seu teor protéico é superior ao dos cereais como arroz, trigo e milho.
 Fonte de aminoácidos essenciais, quando combinada com cereais ou leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), torna a dieta mais equilibrada.
A quinoa também tem quantidade considerável de triptofano, um aminoácido precursor de serotonina. Além de ser um grão rico em minerais como zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês e vitaminas como B2 e E, é uma excelente fonte dos ácidos graxos ômega 3 e 6.
Como não possui glúten, é indicado para quem tem intolerância ou hipersensibilidade a essa proteína.
Não bastasse a quantidade de benefícios a quinoa é ainda um alimento bem versátil, pois pode ser incorporada à saladas, bolinhos com legumes, em substituição ao arroz, com frutas amassadas, eite, iogurte, etc. Em forma de farinha, é utilizada na composição de receitas de massas, pães, bolos e tortas.
Incluindo a quinoa no seu cardápio, você pode contribuir muito com a sua saúde!


  •  LINHAÇA                     



Não é à toa que a linhaça conquistou tantas adeptas nos últimos anos: ela ajuda na hora de perder aqueles quilinhos a mais e ainda traz inúmeros benefícios para a saúde. Saiba como incorporá-la no seu dia-a-dia e descubra os benefícios dessa semente

Indispensável no menu de quem se preocupa com a boa forma e, claro, com a saúde, esse alimento é riquíssimo em substâncias funcionais e ainda ajuda na hora de perder aquelas gordurinhas indesejadas. E foi por esses motivos que a linhaça conquistou espaço até mesmo no cardápio de famosas como Juliana Paes e Paula Burlamaqui.

Como tem o poder de diminuir o apetite e estimular o intestino preguiçoso, a semente pode ser usada como uma forte aliada na luta contra a balança. Além disso, ela é rica também em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a combater o LDL (mau colesterol) e a manter a saúde do coração em dia.

Se engana quem pensa que os benefícios proporcionados pela linhaça acabam por aí. Esse alimento também é uma das principais fontes de lignana, substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Agora que você descobriu que a linhaça pode ajudá-la a ficar ainda mais bonita e saudável, confira algumas dicas para extrair dessa poderosa semente o que ela tem de melhor!

• Para consumir a linhaça com iogurte, frutas ou salada, o ideal é triturá-la. Mas, é importante bater apenas a quantidade que será utilizada no momento, pois ela perde seus nutrientes ao longo do tempo.
• A linhaça deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar.
• O azeite de oliva é ótimo para amenizar o sabor forte da semente.
• Para que a linhaça faça efeito, é importante consumi-la diariamente.
• Não adianta consumir a linhaça em quantidade exagerada – o indicado é de uma a duas colheres de sopa por dia -,pois pode interferir no processo de absorção de nutrientes.

Linhaça na mesa


Não importa como a linhaça será consumida: seja em forma de suco, tempero ou misturado com outros alimentos, o importante é que ela seja usada diariamente.

                        Então é só isso galera(kkkkkkkkk)...
                                   Boa leitura...
                                            Beijos, beijos, beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário